Pessoas com 30 anos podem se vacinar em Palestina. É uma das menores faixas etárias de vacinação da população sem comorbidades. Neste quesito, o município está à frente de cidades como Maceió que iniciou, na ultima quarta-feira, (07), a vacinação em pessoas acima de 37 anos e Arapiraca, que iniciou na ultima sexta-feira, (09), a vacinação na faixa etária acima de 35 anos.
Entenda o porquê do avanço na aplicação do imunizante
Gerência de aplicação de doses
A gestão de saúde no município conta com uma equipe de execução do Plano Nacional de Vacinação (PNI) especializada, com técnicos e enfermeiros preparados para aplicação correta das doses de vacina. Segundo o secretário de saúde Bruno Galindo, a equipe foi orientada a focar na vacinação contra a covid-19, montando pontos estratégicos de aplicação do imunizante na zona rural e urbana da cidade.
Busca ativa
Os agentes de saúde responsáveis por áreas específicas da cidade realizam, desde o inicio da imunização, busca ativa de pessoas cadastradas no sistema SUS que ainda não tomaram a vacina. A busca tem o objetivo de atender pacientes impossibilitados de locomoção, levando a vacina em domicílio. Além disso, os agentes de saúde em parceria com a equipe de vacinação realizam conscientização da população, mostrando a importância de estar imunizado contra a doença viral.
Pontos estratégicos de vacinação
A equipe se dividiu entre as zonas rural e urbana da cidade. No início da campanha, os enfermeiros aplicadores foram em cada domicílio dos pacientes que fazem parte dos grupos prioritários com o auxílio dos agentes de saúde para realizar a imunização. Além disso, campanhas de dia D, e pontos de vacinação foram instalados por toda cidade e povoados.
A campanha foi se mostrando eficiente pela pouca rejeição da vacina. 80% dos quilombolas estão vacinados e os grupos prioritários e comorbidades já estão encerrados. Além disso, todos os servidores da rede municipal de ensino foram vacinados, profissionais da saúde, educação, limpeza urbana, servidores do serviço social e da construção civil do município. Agora a população geral está sendo vacinada a partir dos 30 anos, com redução de 9 anos na meta estadual que é de 39 anos acima.